Cadastro Médico
Imagem lateral

Exames

O Laboratório de Corrêas realiza diversos exames através de processos automatizados, proporcionando um número cada vez maior de atendimentos e respostas mais rápidas do estado fisiológico do paciente, possibilitando uma intervenção mais ágil e um menor impacto ao organismo, o que proporciona mais saúde e qualidade de vida.

Para pegar seus exames, clique aqui.

Selecione uma letra abaixo para acessar informações sobre o exame desejado e procedimentos para sua realização:



Preparatório

JEJUM NÃO NECESSÁRIO

LOCAL DE COLETA: HOSPITAL UNIMED BINGEN

 

Eleva-se nas seguintes situações:
coleta difícil ou com garroteamento excessivo;
falência circulatória;
glicogenoses;
defeitos da função da mitocôndria;
acidemias orgânicas.
É formado principalmente após a quebra de glicose, em condições anaeróbicas, e possui dois isômeros: o L-lactato, de produção endógena, e o D-lactato, sintetizado por bactérias intestinais. Somente o L-lactato é dosado neste exame.
O ácido láctico, medido antes e depois do exercício, permite avaliar a capacidade respiratória muscular. Em situações de acidose de causa indeterminada, nas quais os níveis de ácido láctico (L-lactato) sejam normais e exista alguma doença que favoreça a proliferação bacteriana intestinal, recomenda-se a dosagem de ácido D-láctico no plasma.




Preparatório
Jejum não obrigatório. 

 

 

Valores aumentados: proliferação de células neoplásicas, infarto do miocárdio, anemias hemolíticas, anemias megaloblásticas, infarto pulmonar, choque e hipóxia intensos, doenças hepáticas (hepatite, alcoolismo). Interferentes: hemólise +, lipemia -.

 

Preparatório

Jejum mínimo de 8 horas.

 

Uso: Controle de tratamento das epilepsias refratárias. O mecanismo de ação desta droga epiléptica é a liberação de neurotransmissores excitatórios, como o glutamato. A lamotrigina possui meia-vida de 30 horas. O resultado do nível sérico de lamotrigina encontrado em um paciente deve ser avaliado em conjunto com os dados clínicos.

 

Preparatório

Jejum obrigatório.

 

Diagnóstico de pancreatites. A lipase tem sensibilidade e especificidade maior que a amilase para o diagnóstico de pancreatites (em parotidites não está aumentada). No líquido ascítico, a lipase pode apresentar níveis elevados em pancreatites em atividade. Valores aumentados: pancreatites (permanece elevada mais tempo que a amilase em fase aguda de pancreatite), cistos ou pseudocistos pancreáticos, peritonites.

Preparatório
Jejum obrigatório.

 

 

Os lípides totais provem da absorção intestinal das gorduras e da 
síntese hepática e encontram-se no plasma sob a forma de complexos 
lipídicos e lipoprotéicos. Elevações são encontradas nas 
hipertrigliricidemias, hipercolesterolemias e hiperfosfolipidemias. 
Níveis baixos são encontrados na má absorção intestinal, 
abetalipoproteinemia e doença de Tangier. 

Preparatório

Jejum obrigatório de 12 horas.

 

Diagnóstico precoce de doença coronariana e estenose da artéria cerebral. A Lp(a) contribui com menos de 15% do colesterol total. Muitos indivíduos com níveis de colesterol aceitáveis (normais) podem ter altos níveis de LP(a). Valores aumentados: arteriosclerose coronariana precoce e infarto. Interferentes: biofosfonatos +, ciclosporina A +, diuréticos +, levotiroxina +, simvastatina +, captopril -, estrógenos conjugados -, estrógenos -, niacina -, levotiroxina -.

Preparatório

Jejum não obrigatório. 

 

- Caracteres físicos (cor / aspecto): 
Perde sua limpidez nos processos que aumentam as proteínas no 
líquor, nos sangramentos e na hiperbilirrubinemia. 
- Citometria e Citologia: 
Aumento da contagem de células é encontrado nas hemorragias, 
infecções e inflamações do sistema nervoso central. Predomínio de polimorfonucleares 
ocorre nas meningites infecciosas. Predomínio de linfócitos ocorre na 
meningite por treponema e fungos, neurotoxoplasmose, 
neurocisticercose, neoplasias, sarcoidose e esclerose multipla. 
- Cloretos: 
Se encontram diminuídos na meningite tuberculosa. 
- Proteínas: 
Níveis elevados ocorrem na hemorragia subaracnóidea, meningites, 
uremia e Síndrome de Cushing. Valores baixos ocorrem no pseudotumor 
cerebral, hipertireoidismo e punções lombares repetidas. A presença de 
sangue no líquor acarreta no aumento da proteinorraquia (1 mg/dL para 
cada 1000 hemácias). 
- VDRL: 
Resultados positivos no líquor são encontrados em 50% a 60% dos casos 
de neurosífilis, com especificidade em torno de 99%. Após tratamento, 
títulos caem entre 3 e 6 meses, podendo demorar anos para se 
negativarem. Linfocitose e aumento das proteínas são evidências de 
neurosífilis ativa. 

Preparatório

Jejum não obrigatório.

 

Diagnóstico de meningites e septicemias; triagem de causas de abortamento. A Listeria monocytogenes é um bacilo gram-positivo não esporulado, anaeróbio facultativo, que pode ser corado pelo Gram. No LCR, é encontrada a nível intra ou extracelular, podendo ser confundida com pneumococo, estreptococo e, se excessivamente descorada, com hemófilos. Para triagem de causas de abortamento, recomenda-se a cultura do material vaginal coletado após o aborto. Quando o resultado sorológico para Listeria monocytogenes é positivo, recomenda-se repetir o teste com uma nova coleta (1 ou 2 semanas após), para avaliar o aumento dos títulos.

Preparatório

Jejum obrigatório.

 

Monitoramento dos níveis de lítio em pacientes medicados com carbonato de lítio (monitorização terapêutica do lítio).O Lítio na forma de carbonato de lítio é usado como agente psicoativo no tratamento de doenças depressivas. A terapia de lítio demanda uma monitorização diária dos seus níveis até que a dosagem seja apropriada. Baixos níveis de lítio no soro (quando em tratamento) estão associados a retenção do lítio e altas dosagens com a eliminação. A toxicidade do lítio ocorre quando os níveis sanguíneos se tornam superiores a 1,5mEq/L, podendo ser grave com níveis superiores a 2,0 mEq/L. Os sintomas de intoxicação por lítio incluem náuseas, vômitos, diarréia, sonolência, fraqueza, ataxia, visão borrada, poliuria, confusão estupor, convulsões e coma.